INSCRIÇÃO FIES 2021
O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa criado pelo Ministério da Educação (MEC) e que tem como principal objetivo financiar cursos de nível graduação para aquelas pessoas que não tenham condições financeiras para arcar com as despesas de uma graduação em universidades privadas.
Engana-se quem pensa que este programa é recente, pois o mesmo foi desenvolvido no ano de 1999 e desde então vem subsidiando os custos das mensalidades em universidades privadas, com foco naquelas pessoas que necessitem deste tipo de auxílio.
No entanto, o programa não concede bolsa gratuita, apenas financia os custos ao longo da formação do acadêmico, o qual deverá pagar o custo depois de formado. O que é vantajoso dessa modalidade é que os juros são mais baixos, permitindo que os estudantes possam pagar as mensalidades com valores acessíveis, não ultrapassando 10% da renda familiar.
Veja tudo sobre o ID ESTUDANTIL 2021
Quais são os pré-requisitos para inscrição no FIES 2021?
Para que você possa fazer a sua inscrição no FIES 2021, antes você deverá enquadrar-se dentro dos pré-requisitos do programa, possuindo o seguinte perfil:
- O candidato deverá ter prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): a vantagem é que é possível utilizar notas do Enem a partir de 2010. Portanto, se você fez alguma dessas edições, poderá utilizar a nota para inscrever-se no FIES;
- O candidato deverá ter obtido pelo menos 450 pontos de média no Enem e não pode ter zerado a redação;
- Candidatos que comprovem uma renda familiar que será de até 3 salários mínimos federais.
- Possuir diploma de conclusão do ensino médio;
- Não pode ter diploma de conclusão de ensino superior, ou seja, o programa é concedido apenas aos candidatos que estejam fazendo a primeira faculdade.
- Poderá se inscrever nas instituições privadas que estejam devidamente cadastradas no programa.
- O curso desejado precisa estar bem conceituado junto ao MEC.
Cronograma do FIES 2021/2
Tendo em vista que as inscrições da primeira fase do FIES já ocorreram entre 26 e 29 de janeiro, saiba que nem tudo está perdido, uma vez que você ainda poderá inscrever-se na segunda fase do programa. Portanto, fique antenado no cronograma do FIES 2021/2:
- Período para inscrições FIES 2021/2: de 26 a 30 de julho de 2021;
- Resultado das inscrições: dia 3 de agosto de 2021;
- Período de complementação das inscrições voltada para os pré-selecionados nas chamadas únicas: de 4 a 6 de agosto de 2021.
- Período para convocação através de lista de espera: de 4 a 31 de agosto de 2021.
- Primeiro período para realização de inscrições para as vagas remanescentes (matriculados e não matriculados): de 8 a 10 de setembro.
- Segundo período para a realização das inscrições em vagas remanescentes para os candidatos que já estejam matriculados: de 27 a 29 de outubro.
Passo a passo para Inscrição FIES 2021
Primeiramente, precisamos mencionar que as seleções do FIES são feitas duas vezes ao ano, sempre entre fevereiro e o mês de julho. Além disso, todo o procedimento para a inscrição é feito de forma 100% online, através do site oficial do FIES. Confira a seguir um passo a passo para fazer a sua inscrição FIES 2021:
PASSO 1 – A primeira coisa a ser feita é entrar no site oficial do FIES 2021 através do seguinte endereço eletrônico: http://portalfies.mec.gov.br/
PASSO 2 – Assim que você entrar na plataforma, se o edital estiver aberto, poderá clicar para inscrever-se no programa.
PASSO 3 – Será possível inscrever-se em até três cursos dentro do sistema FIES, desde que o participante se enquadre dentro dos pré-requisitos de cada graduação.
PASSO 4 – Você também deverá comparecer até a universidade privada do seu interesse para saber sobre quais são as documentações necessárias para conseguir uma vaga através do programa.
Quem é o responsável pela concessão da vaga?
Como dito anteriormente, assim que você fica sabendo que foi aprovado para conseguir uma bolsa via FIES 2021, deverá comparecer até a universidade que possui o curso que você cadastrou.
Dentro dessa universidade existe uma Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), a qual irá lhe passar quais são os próximos passos a serem tomados e quais encaminhamentos você deve fazer junto à instituição financeira. Assim que o candidato consegue o financiamento deverá efetuar o pagamento apenas de um valor referente ao encargo do contrato.
Como é feito o pagamento do financiamento?
Ao longo do seu curso, você não precisará preocupar-se com o pagamento das mensalidades, pois o financiamento só lhe será cobrado quando o curso for finalizado.
Tire todas suas duvidas sobre o FGV OAB 2021
O valor exato da mensalidade do financiamento é difícil precisar, uma vez que ele é calculado conforme a renda familiar do candidato. Caso o candidato termine o curso e fique desempregado, também é possível obter descontos, até que situação normalize.
Deixe um comentário